INOVA TALENTOS SESI - DOUTOR EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO OU ÁREAS AFINS
Título do projeto: Transformando a Industria com I.A: Desenvolvimento de Produtos e Estratégias para o Futuro do Trabalho
Eixo Tecnológico / Tecnologias habitadoras: Inteligência Artificial, Big Data e Análise de Dados, Tecnologia da Informação
Setor Predominante do Projeto: Tecnologia da Informação
Objetivo Geral:
Este projeto visa acelerar a adoção de Inteligência Artificial (IA) na Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) em um prazo de 12 meses, promovendo inovação e impactando diretamente a produtividade, a competitividade e a experiência dos clientes. O projeto pretende responder e destacar como a IA pode aumentar a produtividade, desenvolver produtos eficientes, criar novas profissões, qualificar trabalhadores e promover um futuro do trabalho mais equilibrado e sustentável.
O enfoque principal será:
1 - A criação e validação de modelos de IA para análise preditiva, otimização e automação de processos;
2 - Construir um pipeline estruturado de dados para alimentar os modelos de IA com informações confiáveis e escaláveis;
3- Investigar o impacto da IA no futuro do trabalho, identificando mudanças nos perfis profissionais e oportunidades de requalificação;
4- Prototipar e testar soluções de IA aplicadas a Educação, Saúde, Mercado, Governança e Indústria, promovendo a transformação digital na FINDES e impulsionando o setor industrial capixaba.
Com uma visão IA CANVAS MODEL ao projeto, estruturamos de forma clara a relação entre IA, humanos e processos. Isso garante que a IA seja aplicada de forma estratégica, ética e alinhada ao futuro do trabalho, além de auxiliar na comunicação e aceitação da tecnologia dentro da FINDES e das entidades associadas.
Metodologia:
O projeto e as pesquisas partem da premissa de que a Inteligência Artificial pode impulsionar a transformação digital na FINDES e suas entidades ao modernizar processos, apoiar a tomada de decisão, melhorar a experiência do cliente e criar novos modelos de trabalho. Para isso, serão aplicadas metodologias de ciência de dados, machine learning e deep learning, alinhadas às necessidades estratégicas da federação.
Parâmetros principais:
• Foco na aplicabilidade da IA para problemas reais das áreas de negócios associadas à FINDES.
• Desenvolvimento de prototipagem rápida para validação e refinamento das soluções.
• Uso de dados internos da FINDES e dados públicos complementares para treinamento dos modelos.
• Pesquisa de impacto da IA no futuro do trabalho, avaliando quais funções podem ser otimizadas ou transformadas
Vale ressaltar, que todas as etapas previstas nesta proposta serão executadas nas instalações da empresa FINDES.
Principais Atividades:
•Desenvolvimento e validação de modelos avançados de IA;
• Ajuste fino de soluções e proposição de inovações;
• Implementação de pipeline sustentável para projetos de IA;
• Aplicação de IA em áreas como educação, saúde, negócios, governança e backoffice.
Requisitos:
- Dourado nas áreas de Inteligência Artificial, Engenharia de Computação ou áreas correlatas
- Experiência acadêmica ou técnica nas áreas de Estatística, Ciência de Dados, Inteligência Artificial ou correlatas, com domínio em algoritmos de previsão, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural - Desejável conhecimento em:
• Machine learning, deep learning
• Otimização e algoritmos preditivos
• Deploy de modelos, reconhecimento de padrões, linguagem natural
• Aplicações de IA em saúde, educação, finanças e negócios
- Habilidades esperadas: Autonomia, comunicação clara, curiosidade e capacidade de transformar tese em solução prática;
- Residir no estado do Espírito Santo (requisito obrigatório);
- Disponibilidade para atuação na modalidade híbrida.
- Local de atuação: SESI/FINDES- Vitória
Valor da Bolsa: R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais)
Carga Horária: 40h semanais- 08h30 às 17h30
Atenciosamente,
Recrutamento e Seleção IEL/ES
Requisitos
Estudos
Valorizado
Experiência profissional
Sobre IEL
Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, o IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados.
Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, a defasagem tecnológica da indústria brasileira ficou visível. Neste momento, o IEL começou a diversificar suas atividades. A partir daí, experiências internacionais levaram o Instituto a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.
Hoje, o Instituto atua nos 26 estados e no Distrito Federal e estimula o aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e estágio, além de consultorias para empresas de todos os portes.
Confira nossas vagas e descubra como dar um passo rumo à sua transformação! A chance de mudar sua vida pode estar a apenas um clique. Não perca essa oportunidade única de fazer a diferença no seu futuro! #ieles
